Lista de rock e rock de hoje

A lista das 50 melhores bandas de Rock da Billboard tem alguns problemas de critério. Pra que servem as listas?

Saiu na semana passada, dia 19, uma lista da Billboard das 50 melhores bandas de Rock desde que começou o gênero. Mesmo sabendo que listas sempre têm um tempero de “rage bait” pra chamar a atenção, eu não me incomodo com isso. Uma coisa que me incomoda é quando a lista não entende do próprio critério que ela criou. Outra coisa que fico extremamente bolado é quando essa confusão no critério comete uma injustiça injustificável.

Como é que uma lista que coloca Sly & The Family Stone como banda, não coloca Jimi Hendrix Experience? Não tem desculpa nem justificativa. Jimi Hendrix Experience foi um dos maiores trios da história. Uma das maiores bandas da história. Jimi Hendrix chegou ao estrelato máximo no seu auge. Tem reconhecimento. Legado. Influência e inspirou praticamente todas as 50 bandas que estão na lista.

Mais uma vez, não tem critério. Sly & The Family Stone foi considerado banda. Por que Jimi Hendrix Experience não? Mas no fim das contas essa lista me leva a uma reflexão maior.

Pra que listas são feitas?

Uma lista com as 50 melhores bandas de Rock da história vem com aquele peso de pegadinha. Uma lista com melhores bandas de rock de 2025 me soa bem mais útil, com equívocos ou não (nenhuma lista é feita pra se concordar 100%). Muita gente não conheceu tudo que saiu no ano, então a lista acaba sendo útil. Já na lista de 50 melhores bandas da Billboard, a banda mais recente é o Paramore, que aparece no 31º lugar.

Não vou ficar debatendo o juízo de valor das 50 bandas que estão nessa lista, até porque o Top 10 é basicamente o previsível com alguns clickbaits. Queen, Pink Floyd, Led Zeppelin, Rolling Stones e Beatles no Top 5 é o que todo mundo espera. É aquela lista que você vai vendo e pensa, “não é possível!” a cada posição mais próxima do Top 10. Aí chega no Top 5 todo mundo “fica feliz” já que o esperado previsível aconteceu.

Eu gosto de listas. Faço várias. Mas prefiro as listas mais pessoais e emocionais. As listas mais técnicas, gosto das de coisas mais recentes. Ninguém precisa mais validar o gosto vendo que o U2 ou Nirvana está no Top 10 da lista da Billboard. Prefiro uma lista com bandas e artistas mais recentes que estão colocando o Rock pra cima e algumas furando bolhas.

Turnstile, Mannequin Pussy, YUNGBLUD, Wetleg e Sleep Token são apenas 5 que consigo pensar rapidamente. Cada uma fazendo o seu. Sendo inovadora e levando gente pra shows e mostrando que o Rock não está parado nos discos empoeirados dos sebos do mundo. 

O Turnstile está levando o hardcore para o mainstream e furando bolhas. Mannequin Pussy é uma banda que entrega um punk misturando com indie-rock melódico. Já YUNGBLUD vem com atitude e visual de rockstar e levando a guitarra a uma nova geração, resgatando hard rock clássico dos anos 80 e 90 mas com som contemporâneo.

O Wetleg fala direto para as novas geração sobre ansiedade, desconexão e falta de esperança, dentro de um som indie dos anos 90 e 2000. E o Sleep Token é a banda de “metal” que mais inova ao misturar hard rock com R&B, hip-hop e música eletrônica, fazendo sucesso com identidade visual enigmática.

Essa micro lista de coisas novas também poderia estar recheadas de clickbait. Eu poderia muito bem fazer esse texto dizendo “As 5 bandas atuais que estão salvando o Rock”. Mas não preciso. O Rock não precisa de salvação. Só precisa continuar fazendo o que sempre fez, assim como o Jimi Hendrix fez.

Fazendo jovens meninas e meninos pegarem uma guitarra.


PS: Acham que deveria fazer uma lista mais completinha de bandas dos últimos 5 anos que tão chamando a atenção?

PS 2: Depois de escrever o texto, me liguei que esqueci do Geese, banda que certamente estará nas lista de melhores de 2025 de muita gente.


Inscreva-se na nossa Newsletter e receba toda semana os posts do nosso site.