Trópicos

Soul e brasilidade colocam o planeta inteiro pra experimentar a atemporalidade do groove contemporâneo

No dia 31 de agosto de 1999, lá no “Blen Blen Brasil”, em São Paulo, acontecia um dos registros mais sublimes da música nacional, com nomes de altíssimo calibre da cena da MPB. O Projeto Artistas Reunidos colocava no mesmo palco Daniel Carlomagno, Jairzinho Oliveira, Wilson Simoninha, Luciana Mello, Pedro Mariano e Max de Castro.

Se isso se repetisse hoje, teríamos que arranjar mais espaço para acomodar o trabalho de Ricardo Garcia. Com seu projeto Trópicos, o baterista e compositor reenergiza a sonoridade plural de nossa cultura groovada e mescla com a exuberância do soul, carregando o espírito de ícones como Tim Maia e Jorge Ben e Al Green.

Acompanhado por um time talentosíssimo — que conta até com Wilson Sideral dividindo a composição do single “Com Você” — a sensação após a audição das 5 canções é de uma refrescância vintage. O som tem raízes que nos transportam para lugares clássicos e, com o mesmo bilhete, também ganhamos acesso ao moderno irresistível, graças ao suingue que transita entre o funk, o samba-rock e as pitadas de bossa nova. É dançante e provocante, nos fazendo transpirar euforia.

Impressiona a performance vocal de Vinícius Araújo, assinando perfeitamente a mensagem que o som propõe. O instrumental é muito bem arranjado, com a bateria precisa e marcante ao lado do baixo, deixando os metais brilharem, o teclado ambientando sem pesar e a guitarra suingando absurdamente.

É claro que “Tudo Errado”, “She Will Be Mine”, “Seu Gosto” e “Do Outro Lado da Cidade” não vieram do nada. Olhando a bagagem de Ricardo, dá pra perceber a razão desse resultado tão genuíno. Afinal, alguém que, aos 15 anos já gravava com Tom Capone no estúdio AR e, anos depois, lançava seu primeiro disco sob a produção de ninguém menos que Tim Maia e a participação da lendária banda Vitória Régia, precisa ser olhado com atenção.

Nos anos 2000, Ricardo Garcia montou um projeto ao lado de Seu Jorge e Kiko Freitas, gerando músicas como Carolina, Tive Razão e Chega no Suingue.

Hoje em Miami, além do Trópicos, o músico também faz parte da banda Honey and the Lemons.

Trópicos está longe de ser uma surpresa em meio a tantos sons sem personalidade da música atual. Pelo contrário, é um frescor de originalidade fruto das vivências riquíssimas de Ricardo Garcia com expoentes do som brasileiro. Se os Artistas Reunidos tocaram o coração há 25 anos, este projeto continua fazendo massagem cardíaca na música contemporânea.


Ficha técnica

Vinicius Araújo – vocais e baixo
Ricardo Garcia – bateria, percussão, teclados, vocais e produção
Ricardo Costa (in memoriam) guitarras
Kiko Freitas – guitarras e co-produção
Jorge Zulim – teclados e co-produção
Trio de metais – Lucas, Rodrigo e Zé Luis
Participações (vocais) Diogo GM, Renata Luzzi e Melissa Machado.
Claudio Mazza (Banda Vitória Régia) – teclados

Compositores:
Com Você – Ricardo Garcia e Wilson Sideral
Tudo Errado – Ricardo Garcia
She Will (Be mine) – Ricardo Garcia e Kiko Freitas
Seu Gosto – Ricardo Garcia
Do Outro Lado da Cidade – Ricardo Costa, Renata Luzzi, Diogo GM e Ricardo Garcia


Ouça na sua plataforma favorita


Assine nossa Newsletter e receba os textos do nosso site no seu email