
Delfines Entrenados para Matar é um grupo formado em La Plata, e como boa banda da recente safra argentina que se preza, tem esse nome peculiar originado de experiência particular de um dos integrantes. O vocalista Marcial Cambiaggio, aos oito anos, assistia TV com a irmã e viu uma notícia sobre um suposto treinamento realizado por russos para atacar os inimigos, com a inclusão de golfinhos com arpões nas costas. Mas, para além da história por si só absurda, a notícia incluía um dado adicional: a fuga de três golfinhos para acasalar.
Passados alguns anos, em 2017, Marcial juntou-se aos amigos Waldemar Krumnack (baixo), Simon Albornoz e Blas Pertierra (guitarras) e Bruno Pilia (bateria) para estrear com o EP Cafeina, usando o nome incomum, mas cheio de personalidade. Nascia o DEPM.
Em 2020, lançaram seu primeiro álbum, Insolacíon, com 8 músicas com os pés fincados no pós-punk e new wave. Pouco depois, o guitarrista Saimon Albornoz deixou a banda, que encontrou na efetivação da tecladista convidada Guada Vaquero a solução para substituiçao sem traumas.
Agora o grupo lança Asuntos Internos, sem muitas mudanças radicais na sonoridade, mas com uma crueza detalhista e densa, combinada com letras que tratam, como o nome diz, de temas pessoais, bad trips, pesadelos e desejos. Com 9 faixas, o disco tem refrôes memoráveis e agradáveis, e deve trazer satisfação a quem, como eu, aprecia este estilo. O cuidado com os detalhes é perceptível e impressionante, quando se tem a informação de que o álbum foi gravado em caso.
Que o mundo sempre tenha a chance de ouvir bandas argentinas como nomes peculiares. Talvez seja um alento no meio de uma situaçao geopolítica tão complexa.
Ouça na sua plataforma favorita:



