23 de Setembro de 2019
Bom dia, boa tarde e boa noite queridos leitores / ouvintes do Silêncio no Estúdio. Na newsletter desta semana nosso time destaca notícias e lançamentos que têm feito suas cabeças, em recortes editoriais livres.
LANÇAMENTOS/NOTÍCIAS
Bruno Leo Ribeiro
WEST END
Já fazendo um Spoiler das recomendações do nosso querido Vinícius Cabral, sexta-feira 13 foi realmente o dia de lançamentos. Dessa vez vou dar uma moral para a banda de Gothic Rock daqui da Finlândia, “The 69 Eyes”. Gosto de apresentar o The 69 Eyes aos amigos como uma mistura de Sisters of Mercy + The Cult + Type O Negative. É uma banda bem conhecida por aqui e sempre lança discos bem feitos e bem produzidos. O disco West End, tem até participação do Dani Filth do Cradle of Filth.
É um disco bacana que você dá play e quando vê já acabou. Talvez isso seja bom ou ruim. Nada realmente se destaca. É um disco de hard rock / metal gótico bem feijão com arroz. Se você gosta de alguma dessas bandas que citei (que eles se inspiram), vale conferir. Não chega nem perto da qualidade do ótimo “Paris Kills” de 2002, mas pode ser que seja uma boa porta de entrada pra conhecer o resto do trabalho dessa banda daqui da Friolândia :).
Vinícius Cabral
SEXTA FEIRA 13 (ABENÇOADA)
Depois de um novo trágico 11 de setembro, onde o mundo do Rock Alternativo perdeu um de seus principais cânones (o já saudoso Daniel Johnston), o universo nos compensou com uma enxurrada de lançamentos imperdíveis na sexta feira seguinte. Curiosamente, uma sexta feira 13. Foi tanta coisa que tive que fazer uma pequena listinha para acompanhar, e escrevo abaixo as primeiras impressões sobre cada álbum que consegui ouvir:
(Sandy) Alex G- House of Sugar
Alexander Giannascol é uma das figuras mais interessantes da cena alternativa hoje. Depois de uma inusitada parceria com Frank Ocean (no revolucionário Blond) e de Rocket (2017), debut de Alex pela Domino Records, o artista segue em seu novo disco experimentando coisas novas e trazendo seus já habituais hits indie contagiantes. Destaque para a faixa Gretel, um dos melhores refrões de 2019.
Ouça o single Gretel
JPEGMAFIA- All my Heroes are Cornballs
Pra quem já não aguenta mais os timbres repetitivos do Trap ou os devaneios “desconstruídos” de projetos como Death Grips, JPEGMAFIA veio como uma bomba. Em 2018, a mixtape Veteran deixou muita gente de queixo caído, diante da verborragia desbocada e do gosto por beats quebrados com intenso e criativo uso de samplers do artista de Baltimore. Em seu novo disco, parece seguir a linha do Veteran, mas pesando um pouquinho a mão em melodias pop de autotune “pós-irônicas”, que mais lembram Nsync do que qualquer outra coisa.
Ouça o single Jesus Forgive me, I am a Thot
Charli XCX- Charli
Sem mais delongas, Chali XCX é uma artista inglesa que consolida como a vanguarda do pop atualmente. Como ainda falaremos muito dela por aqui, deixo por ora só um gostinho de seu disco novo, o single Blame it on Your Love, com a Lizzo (que já indiquei por aqui). De quebra, a canção ganhou um videoclipe que, para mim, é o melhor de 2019 (mais Kids do que a badaladíssima série Euphoria, da HBO).
Assista o clipe de Blame it on Your Love
Elza Soares- Planeta Fome
Bom, pra completar a maratona, veio mais um álbum da rainha do Brasil, Elza Soares. Claramente, a obra política mais importante do Brasil de 2019. E, sim, é uma obra política. As letras “na cara”, dedo em riste, rasgam todas as nossas feridas recentes de maneira descarada (e dá pra ser diferente?), enquanto a produção, seca e direta, valoriza a veia roqueira das canções, na melhor fusão entre rock, hip hop e samba que ouviremos este ano. Destaque para Blá Blá Blá (com B Negão e Pedro Loureiro) e Não tá mais de graça (com Rafael Mike), duas porradas inesquecíveis.
Ouça o disco todo porque, né? Tá foda!
Márcio Viana
FESTIM DIABÓLICO
L’Épée – Diabolique
Da junção do mentor do Brian Jonestown Massacre, Anton Newcombe, com o duo/casal francês The Liminanas e a atriz Emmanuelle Seigner, surge este supergrupo denominado L’Épée, com o genial álbum Diabolique, gravado no sul da França e em Berlim, permeado por influências cinematográficas, psicodelia e vocais quase atonais. Tem aqui e ali uma influência de Velvet Underground ficando à mostra, mas com muita originalidade, diga-se.
Descobri este grupo lendo um tweet de Fábio Bridges, do site Pequenos Clássicos Perdidos, a quem agradeço.
Destaco aqui a faixa Dreams, mas também há bons momentos em Ghost Rider e na divertida faixa de abertura Une Lune Etrange.
Lucio Maia – Lucio Maia
Minha outra dica de lançamento é o primeiro disco solo (se não contarmos seu projeto Maquinado) de Lúcio Maia, guitarrista da Nação Zumbi. Neste álbum instrumental, Maia explora sons influenciados pela música caribenha, misturados com suas referências de surf music e da guitarrada paraense. Além dos sete temas autorais, Lúcio e sua afiadíssima banda ainda fazem uma releitura de Lithium, do Nirvana, num arranjo que não destoa em nada das demais faixas. Para colocar os fones de ouvido, ouvir batucando na mesa de trabalho, batendo os pés e ignorando o mundo lá fora.
Brunno Lopez
FOREVER AND ONE – HELLOWEEN
(SINGLE DO VINDOURO UNITED & ALIVE)
Este talvez seja o último texto deste notebook. Estou digitando em lágrimas e provavelmente ele terá que ir pra manutenção com tanta água entrando pelas teclas e oxidando o circuito interno.
Mas a razão é de uma beleza inenarrável: O lançamento do lindíssimo single “Forever and One (Neverland)”, cantada num dueto que antes era inimaginável e hoje é a realidade que faz os metaleiros mais vorazes transpirarem copiosamente pelos olhos. Sim!
Andi Deris e Michael Kiske, em terras brasileiras, diante de 8 mil pessoas que eu não sei se odeio ou amo, cantam esta balada que já nasceu clássica lá no Time of The Oath.
O registro também pode ser conferido em vídeo, mostrando que essa volta épica da maior banda de Power Metal do planeta (exagero sem medo de errar) é uma das melhores coisas que aconteceram nos últimos tempos.
Abre esse coração antes que ele se transforme numa abóbora.
O que não é problema nenhum quando falamos de Helloween!
Ouça aqui
É isso pessoal! Espero que tenham gostado dos nossos comentários e dicas.
Abraços do nosso time!
Bruno Leo Ribeiro, Vinicius Cabral, Brunno Lopez e Márcio Viana