Nesse dia 8 de janeiro, o genial David Bowie completaria 78 anos de idade. No dia do seu aniversário de 69 anos (em 2016), lançou seu último trabalho, Blackstar. Dois dias depois, no dia 10 de janeiro de 2016, ele deixou o mundo e desalinhou várias energias do planeta terra.
Veja alguns discos fundamentais pra conhecer um pouco mais da carreira do Bowie.
Hunky Dory (1971)
O quarto álbum do Bowie lançado em 1971, trouxe clássicos como “Changes”, “Life on Mars?” e “Queen Bitch”.
Low (1977)
A primeira das três colaborações com o produtor Tony Visconti e o músico Brian Eno que ficaram conhecidas como a Trilogia de Berlim.
“Heroes” (1977)
Embora a opinião crítica tenha considerado Low como um disco mais inovador, “Heroes” é considerado um dos melhores e mais influentes trabalhos de Bowie. A faixa título é um hino máximo da música.
Station To Station (1976)
Considerado um de seus trabalhos mais significativos, o Station To Station foi na época que o Bowie incorporou a persona controversa chamada de Thin White Duke.
The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars (1972)
É uma obra de arte conceitual e ópera rock do alter ego chamado Ziggy Stardust. Um astro do Rock andrógino e bissexual fictício que é enviado à Terra como um salvador antes de um desastre apocalíptico iminente. Um disco de Rock perfeito.
Let’s Dance (1983)
O Let’s Dance, produzido pelo genial Nile Rodgers (Chic), foi lançado com enorme sucesso comercial, alcançando o primeiro lugar em vários países e transformou Bowie em um grande superstar. A faixa título, também é um desses hinos fundamentais da história da música.
The Next Day (2013)
Foi o primeiro lançamento de estúdio do Bowie em dez anos, já que ele tinha se retirado da vida pública depois de passar por um procedimento para tratar um problema cardíaco. Coproduzido pelo Bowie e seu grande parceiro Tony Visconti, é um disco de Rock direto e genial. Eu amo a auto referência da capa usando a icônica capa do “Heroes” no fundo.
Blackstar (2016)
Um disco de Jazz/Rock que tem o tom de despedida. Lançado no seu aniversário de 69 anos, foi gravado com músicos que assinaram termos de confidencialidade, já que o Bowie já sabia que não tinha mais tempo de vida. Até sua despedida do mundo foi um ato teatral. Quando ele virou um Blackstar.
Pra conhecer a discografia completa com histórias e curiosidades do David Bowie, temos um episódio Especial David Bowie do nosso Podcast. Ouça na sua plataforma de podcast favorita.
Assine a Newsletter do Silêncio no Estúdio e receba no seu email as matérias e textos do nosso site toda sexta-feira.