
O Fleetwood Mac, fundado por Peter Green, Mick Fleetwood e John McVie, passou por várias mudanças de formação até a entrada da tecladista Christine McVie. Após traições e saídas de integrantes, o grupo recrutou Lindsey Buckingham, que disse que só entraria na banda se Stevie Nicks também se juntasse. A nova formação trouxe sucesso, mas também turbulências. Christine e John McVie se divorciaram, enquanto Stevie e Lindsey tinham uma relação instável e explosiva.
Os conflitos amorosos marcaram a banda. Lindsey Buckingham não lidou bem com a crescente independência de Stevie Nicks e o desgaste levou ao fim do relacionamento. John e Christine McVie também se divorciaram após oito anos, pois a convivência intensa revelou problemas na relação. Christine já havia o traído anos antes, o que também pesou na separação. Após o divórcio, ela teve um breve romance com um diretor de luz da banda, que acabou demitido.
Mick Fleetwood tentava salvar seu casamento com Jenny Boyd, que o traiu com o ex-guitarrista da banda Bob Weston, mas eles acabaram se divorciando em 1976, no meio das gravações de Rumours. Enquanto John e Christine mantinham uma relação profissional distante, Stevie e Lindsey brigavam constantemente e só paravam para gravar. Para fugir do caos, Stevie e Christine alugaram uma casa separada durante as sessões de Rumours.
Gravado em meio a corações partidos e brigas constantes, o Rumours é um dos álbuns mais intensos emocionalmente na mitologia da história da música. Cada faixa carrega resquícios das relações desmoronando dentro da banda, transformando mágoa e frustração em melodias lindíssimas. Rumours nasceu com a força do ódio e do sofrimento.

(Photo: Michael Ochs Archives/Getty Images)
O disco abre com “Second Hand News”, onde Lindsey Buckingham já dá o tom do álbum. A guitarra da introdução já entra cheia de energia e raiva. Na letra, ele tenta se convencer que não iria sentir falta da Stevie Nicks. Como se não bastasse, a inspiração veio de um relacionamento que ele teve logo após a separação.
A segunda faixa do disco é o hino máximo, hit de TikTok, “Dreams”. Enquanto esperava pela gravação dos outros integrantes da banda, a Stevie Nicks entrou em um quarto, ligou um loop no teclado e fez a música em 10 minutos. Uma das maiores canções da história foi feita assim, simples e perfeita. A música traz uma resposta mais melancólica pro Lindsey. Ela aceita que ele busque sua liberdade, mas acha que ele vai acabar sozinho e sentindo falta do que eles viveram. Mas na sequência, “Never Going Back Again” é ainda mais direta. Lindsey deixa claro que não há chance de volta.
Logo depois a música “Don’t Stop”, de Christine McVie, quebra um pouco o clima pesado. Escrita para seu ex-marido John McVie, ela tenta transmitir uma mensagem positiva sobre seguir em frente. Mas a trégua no disco dura pouco, porque logo vem “Go Your Own Way”, em que Lindsey despeja sua dor e raiva, acusando Stevie de traição e dizendo, sem rodeios, para ela seguir seu próprio caminho. A Stevie já afirmou que Lindsey sabia que era mentira, mas mesmo assim, ele escreveu a música. E pior: ela ainda tinha que cantar.
No lado mais delicado do disco, “Songbird” é uma balada de Christine que reflete sobre seu amor por John, mas também sobre a necessidade de se priorizar. E então vem “The Chain”, a única composição assinada por todos os integrantes da banda. Com um riff de baixo marcante e um crescimento explosivo, a faixa resume bem o espírito do álbum. Corações partidos, mas uma conexão musical perfeita. Quando Stevie e Lindsey cantam ao vivo, parece uma disputa para ver quem grita mais alto. É lindo de ver.
Já “You Make Loving Fun” tem uma história curiosa. A Christine a escreveu sobre aquele affair com o diretor de iluminação da banda que foi demitido, mas para evitar um conflito ainda maior, disse ao John que era sobre um cachorro. A gente finge que acredita que ele acreditou nessa história. “I Don’t Want to Know” segue com a confusão emocional do fim de um relacionamento, enquanto “Oh Daddy” retrata Mick Fleetwood tentando lidar com o colapso de seu casamento. O álbum fecha com “Gold Dust Woman”, uma das faixas mais enigmáticas, onde Stevie Nicks canta sobre excessos, solidão e, possivelmente, drogas.
Com Rumours, o Fleetwood Mac transformou caos e sofrência em um dos discos mais icônicos de todos os tempos. Cada música carrega uma história real e crua, tornando a experiência única. Feliz aniversário para esse clássico máximo que poderia ter sido lançado ontem.
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Já fizemos um Episódio Especial sobre esse grande disco com participação da Fernanda Soares do Hollywood Forever TV.