O clube de gravação do Beck

Em 2010, o músico Beck reuniu nomes como St. Vincent, Sérgio Dias e o grupo Liars para regravar em um dia o álbum Kick, do INXS.

Imagine participar de um grupo de músicos reunidos para regravar um álbum em um dia. Aí você olha para um lado e avista Annie Clark, mais conhecida por seu projeto St. Vincent. Olha para o outro e vê o guitarrista Sérgio Dias. Sim, ele mesmo, dos Mutantes. Ao centro, coordenando os trabalhos, o músico Beck Hansen. E ainda havia os integrantes do grupo Liars. Foi nesse clima, dentro do projeto Record Club, idealizado por Beck, que o grupo se juntou em 2010 para arranjar e gravar em tempo recorde o álbum Kick, da banda australiana INXS. Não foi o primeiro nem o último disco regravado no projeto. Antes e depois, com outras formações, o cantor gravou outros álbuns, famosos ou não: The Velvet Underground and Nico, Songs of Leonard Cohen, de Leonard Cohen, Oar, de Skip Spence e Yanni Live at the Acropolis, de Yanni.

Bom, o resultado dessa mistura de artistas foi, na maior parte do tempo, de ganho. Algumas faixas podem causar estranheza para quem está acostumado com as versões suingadas do grupo australiano, como no caso de New Sensation, transformada em balada com vocais divididos entre Annie Clark e Angus Andrew. Em outras, como Calling All Nations, fica uma sensação de que o recurso para um tempo tão curto de sessões foi deixar de lado toda a harmonia e melodia da original e recriar do zero. No caso desta, funcionou bem demais, diga-se.

E – inevitável – a expectativa maior a respeito do resultado seria em relação ao maior hit do disco e da banda, Never Tear Us Apart. Sem mudar muito na estrutura da composição, o grupo deixou para inovar no arranjo. Com Annie Clark conduzindo os vocais, a música assume um tom orquestral, especialmente pelo fato do solo de saxofone constante na original ser executado por um violino na versão do Record Club.

Need you tonight é outro exemplo de música que mudou sem mudar, e é mais uma em que os vocais divididos dão o tom.

O Record Club, apesar deste trabalho e do que o sucedeu, a regravação do disco de Yanni, não seguiu em frente nas décadas seguintes, imagino que por alguma dificuldade na execução de um projeto tão complexo.

Kick e os demais discos regravados no projeto não estão nas plataformas, mas é possível conferir o trabalho todo em vídeo pelo YouTube.