
Na internet, você consegue achar debate sobre qualquer tipo de assunto. Sobre música então, as variáveis são quase infinitas. Os argumentos de que a música de hoje em dia está cada vez pior por causa da tecnologia e da facilidade de se produzir acabam na segunda página do debate. Usar a tecnologia apenas acelera as ideias criativas. E com mais tempo pra focar nas ideias, as inovações acabam acontecendo com mais velocidade.
Tirando as limitações do caminho, os artistas podem criar o que quiserem. Os limites estão se esgotando e, pra mim, isso é ótimo. Misturas e produções estão cada vez mais interessantes. Tivemos os momentos das perfeições do mundo digital, com tudo muito polido, e isso ainda é válido pra determinados nichos, mas é muito bom ouvir algo que soa natural, com textura, como se estivesse bem ali na sua frente. Em Sã Verdade, novo disco lançado no dia 12 de junho, a dupla 43duo traz esse sentimento de uma produção cheia de nuances, de um trabalho feito pra soar como ao vivo.
O 43duo foi formado em Paranavaí, no Paraná, por Luana Santana, que se divide literalmente entre bateria, teclado e voz, e Hugo Ubaldo, na guitarra e voz. Enquanto está tocando bateria com uma das mãos, Luana toca teclado ao mesmo tempo e também canta. É um multitasking de dar inveja. O som da banda é uma mistura de rock com tempero brasileiro e indie psicodélico. É como se o White Stripes fizesse cover de Caetano Veloso, com arranjos do Pink Floyd da era Syd Barrett.
Sã Verdade foi feito pensando na possibilidade de ser executado ao vivo. Mesmo sendo uma dupla, o 43duo soa como uma banda completa. O trabalho e o carinho pra ter a certeza de que boas ideias seriam bem executadas é pra bater palmas com os pés e escrever elogios com as mãos enquanto gritamos bem alto que eles estão de parabéns.
É um disco com 7 faixas que termina com a sensação de uma renovação excelente no rock brasileiro. O indie e o rock estão em excelentes mãos. Com a tecnologia, projetos como esse começam em casa, no computador, com loops e testes. Enquanto as ideias vão se formando, o som acaba sendo a parte mais importante. Os limites criavam estéticas, hoje, as estéticas são expandidas, sofrem engenharia reversa e voltam como um sentimento do novo que soa familiar.
Além das músicas, o disco tem um teor lírico que inspira. Hugo comenta que as composições são uma reflexão do mundo que eles acreditam e vivem, em formato de mensagens psicodélicas. O próprio nome do disco veio da reflexão sobre a “pós-verdade”, em um olhar antagônico, assim criando a Sã Verdade.

O disco começa com a faixa-título Sã Verdade, e o riff de guitarra e seu groove grudam na cabeça e não saem mais. Já na sequência, com um ótimo timbre de guitarra e um ritmo com quebrada de tempo, vem Sal e Sina. Em Navio de Sonhos, um dos grandes destaques do disco pra mim, há um quê de rock de arena à la Bruce Springsteen, com uma melodia e frases de guitarra belíssimas.
O disco segue com Guabiruba pt. II, que tem um dos arranjos mais interessantes da jornada desse ótimo disco. Em Cabeça Vasta (Chuva Cinza), um rock cheio de espaços e reviravoltas. Em Concreto, uma coisa meio post-punk com um ótimo riff acompanhando a melodia. E, fechando o disco, temos Lispector, um grande épico pra encerrar o disco em ótimo tom e versatilidade.
O 43duo certamente lançou um dos discos mais interessantes da música brasileira em 2025 e merece todo o destaque. A dupla desafia os argumentos de quem diz que a música de hoje em dia é pior do que a de antigamente só porque é mais fácil produzir.
Ter o cuidado de achar sua estética e garantir que o disco possa ser executado ao vivo mostra que a tecnologia veio pra ajudar. A dedicação e novas ideias sempre serão maiores do que a tecnologia. Uma produção boa pode até salvar canções vazias, mas canções cheias de criatividade e cheias de emoções sempre serão maiores do que qualquer coisa.
Faixas
- Sã Verdade – 3:22
- Sal e Sina – 4:25
- Navio de Sonhos – 3:01
- Guabiruba pt. II – 2:20
- Cabeça Vasta (Chuva Cinza) – 2:41
- Concreto – 2:18
- Lispector – 4:51
Ouça na sua plataforma favorita
Assine nossa Newsletter e receba os textos do nosso site no seu email



