Bom dia, boa tarde e boa noite queridos leitores / ouvintes do Silêncio no Estúdio. Na newsletter desta semana, nosso time destaca as principais notícias, curiosidades, acontecimentos relevantes e/ou inusitados do mundo da música ou, simplesmente, alguma curiosidade ou indicação. Claro que, cada um à sua maneira, e abordando sempre o universo musical de sua predileção.
NOTÍCIAS & VARIEDADES
Por Vinícius Cabral
A OFENSIVA DIPLOMÁTICA
Aconteceu. Eu finalmente achei uma fonte confiável e permanente de curadoria do melhor do rock independente chinês. Porque, sim, em pleno 2024, auge da “era da informação”, carecemos de fontes confiáveis. E isso nem chega mais a ser irônico (é só triste mesmo).
Depois de um “apagão” em 2023, buscando dicas das bandas chinesas por meios mais tradicionais (como o site Radii China e a newsletter Shumiàn), achei finalmente um caminho. Que começa com a espetacular newsletter semanal Concrete Avalanche. Além dos posts magníficos, o site organiza neste link playlists fantásticas. Tem espaço para as compilações de meses/anos, e algumas seleções temáticas. Há, por exemplo, uma playlist com seleção de músicas da banda Hedgehog, de Pequim (provavelmente minha banda indie chinesa favorita).
Como é difícil saber por onde começar, e já tenho filtrado o universo do rock contemporâneo Chinês há mais de um ano nesta nossa newsletter, fui direto na seleção daquilo que perdi em 2023. E há discos fantásticos.
Começo com a Chinese Football, banda de Wuhan que me parece a resposta perfeita aos estadunidenses da American Football. Ainda não dei a devida bola para eles, mas ouvi o álbum novo e parece bem interessante (link abaixo).
[bandcamp album=3774793335 size=large bgcol=ffffff linkcol=333333 artwork=small transparent=true]
Em seguida, fui parar em uma banda nova totalmente “dodói” das ideias. Trata-se da The River, Orchestration, Walkman!. O som é tão doido quanto o nome. Me parece uma imersão ousada no (assim chamado) Freak Folk dos anos 00s. Maluquice que preenche totalmente meu coração em dias de chuva.
[bandcamp v=2 album=2048432567 size=large tracklist=false artwork=small ref=http]
Para o final, deixo o melhor: a banda de chineses radicados em Nova Iorque, Pu Poo Platter. O grupo é responsável por um disco meio post-rock instrumental absolutamente espetacular lançado ano passado, o A Chilling Winter Night (abaixo). Me pegou desde os primeiros acordes e já está anotado aqui como uma das bandas chinesas a se observar com atenção – a faixa de abertura, Wen’s Woozy Wrap é um absurdo.
[bandcamp album=1374927286 size=large bgcol=ffffff linkcol=333333 artwork=small transparent=true]
No fim das contas, este é apenas um pequeno recorte dos melhores álbuns chineses que perdi de 2023. Aproveitando que Xi Jinping já prometeu uma ofensiva diplomática chinesa a partir de 2024, acho que é bom ficar de olho no que anda sendo produzido musicalmente na China Continental. Agora posso dizer que tenho uma fonte espetacular, em uma língua que consigo entender.
Por Bruno Leo Ribeiro
E O KIKO?
Aparentement o Kiko Loureiro saiu em defitinivo do Megadeth e tá tudo bem, só que ainda não parece tão oficial assim. Em uma entrevista mais recente pra Guitar World, ele comentou que foi uma decisão pessoal e que tudo começou quando ele fez uma viagem para o Brasil ainda antes da pandemia que ele repensou muita coisa e queria estar mais perto da família.
Em um dos statements que ele fez nas entrevistas mais recentes em sites e podcasts, ele comenta que quem tem filho vai entender a decisão dele de estar junto dos filhos e voltar para a Finlândia, onde mora com sua esposa e 3 filhos.
Esse vai ou não vai do Kiko me lembrou do Jason Newstead (ex-Metallica). Tá tudo bem querer sair. Assume que tá infeliz e vai procurar sua paz. Muita gente fica pensando, “Mas nossa! Como que ele vai largar essa oportunidade da vida passar assim?”.
Tem que sair mesmo se quiser sair. Fazendo sucesso, inclusive. Não é porque a indústria da música é difícil que você tem que aceitar estar nela mesmo infeliz.
Bato palmas pro Kiko se ele realmente sair do Megadeth. Assume o BO e vai procurar sua felicidade. Faz igual o Jason, que tava na maior banda de metal da história e decidiu sair. Ele tá mais feliz e ainda fez o Rob Trujillo feliz também.
A única coisa que acho que meio chata nessa história é esse vai ou não vai. Pedir um tempo, depois extender o tempo e agora diz que tá saindo, mas não teve anúncio oficial da banda… Enfim. Batam o martelo e sigam a vida. Vai ser melhor pra todo mundo.
Por Brunno Lopez
DIA DO COMPOSITOR
15 de janeiro é provavelmente a data mais importante que qualquer outra do calendário gregoriano. Sim, é o dia deles, dos baluartes da construção musical, dos desbravadores da edificação sonora, dos arquitetos das emoções humanas que utilizam o som pra transcrever tudo aquilo que não pode ser expressado de outra forma.
É o dia de Mozart, de Bob Dylan, de Pixinguinha, de Desmond Child, de Taylor Swift e de Rafael Bittencourt.
A arte de criar atravessa os tempos, cria assinaturas eternas, marca momentos históricos e acompanha gerações inteiras através dessas mentes impressionantes. Hits e hinos são muitas vezes as únicas sensações capazes de nos transportar para lugares seguros e regular nosso humor.
Aos que escrevem e inspiram, nossos aplausos mais efusivos.
Por Márcio Viana
NOTÍCIAS DA RUA BOWIE
Já se passaram oito anos desde a partida de David Bowie, deixando o mundo um lugar com muito menos graça e elegância.
Ocorre que agora, depois de todo esse tempo, Paris inaugurou uma rua em sua região sudeste, próxima à estação Austerlitz, denominada Rue David Bowie.
De acordo com a prefeitura do bairro 13º arrondissement, o local receberá eventos como exposições e pequenas apresentações, ressaltando que Bowie tinha uma relação muito próxima com a cidade (como se sabe, a fase Berlim da carreira do cantor em parte teve início na capital francesa).
Outra notícia recente sobre Bowie dá conta do lançamento de mais material inédito, numa versão alternativa de The Rise And Fall of Ziggy Stardust, chamada de Waiting In The Sky (Before The Starman Came To Earth), disposta em um vinil especial com quatro faixas que não foram incluídas na versão final do disco.
O lançamento de Waiting In The Sky está previsto para o Record Store Day, em 20 de abril deste ano.
É isso pessoal! Espero que tenham gostado dos nossos comentários e dicas.
Abraços do nosso time!
Bruno Leo Ribeiro, Vinicius Cabral, Brunno Lopez e Márcio Viana