01 de Junho de 2020
Bom dia, boa tarde e boa noite queridos leitores / ouvintes do Silêncio no Estúdio. Na newsletter desta semana nosso time fuça seus apps de streaming e suas discotecas (físicas) especiais para revelar o que anda nos plays recentes, embalando seus dias. São dicas especialíssimas que revelam os gostos pessoais do grupo e reforçam toda a diversidade apresentada semanalmente em nosso podcast.
RECENT PLAYS
Bruno Leo Ribeiro
PUTA QUE PARIU, GAGA!
Na edição dessa semana vou roubar a ideia do Vinícius e apenas dizer: “Puta que pariu, Lady Gaga! Que disco é esse?”. Só isso que ouvi sem parar nos últimos dias. Claro que a minha música favorita do disco (Stupid Love) é de composição da Gaga junto com o gênio Max Martin. Quando fui ver os crédito e vi o nome dele nassa faixa eu logo pensei… “Quem poderia imaginar?”
Vinícius Cabral
O EMINHO, O EMÃO E O EMO
O processo de construção desse podcast é quase um full time job. Além da pesquisa prévia que fazemos sobre os temas dos episódios, por vezes rolam verdadeiras imersões posteriores também, com a repercussão dos debates e acesso às playlists e informações complementares. No meu caso eu acabo focando no “pré” em um aspecto mais contextual/histórico na pesquisa, e com o episódio lançado, mergulho de cabeça propriamente na música – no caso do episódio dos Beatles, cheguei a passar meses ouvindo somente Beatles, até cansar – . Bom, agora o Emo é a bola da vez, e por ser tratar de um gênero que eu não conhecia tão bem em todas as suas esferas, acabei mergulhando de verdade na Playlist, iniciada magistralmente pelo Matheus, que deu uma verdadeira aula e catalogou tudo cronologicamente.
A partir da incrível amplitude sônica do estilo, eu acabo sempre puxando a sardinha pro meu lado. Obviamente, prefiro o que eu tô chamando de “Eminho”, que é essa parte mais experimental-pós-rock-indie do gênero (o “Emão” seria o tradicional pop-punk mais ao estilo My Chemical Romance, e o Emo-Emo uma variação média aí, que congrega um pouco dos diferentes “emos”).
A partir disso fui criando meus afetos, e meus recent plays são os destaques desta longa imersão no universo do Emo.
*Não vou enfiar aqui, e nem estou ouvindo mais, a “gênese” da coisa – Rites of Spring, Embrace, porque já ouvi bastante antes do episódio – também não vou indicar de novo American Football, porque, né? Chega de tanto jabá pros caras – mas seguem outros álbuns que têm me marcado:
Cap’n Jazz – Analphabetapolothology
The Promise Ring – Nothing Feels Good – esse pra mim o grande destaque e a grande descoberta dentre todas os discos ouvidos –
Claro que tem outros destaques – ainda estou digerindo tudo com calma – mas, como sou um “catalogador” e defensor ferrenho do formato álbum, resumo dos meus recent plays os discos que mais têm me chamado atenção dentre toda a extensa pesquisa realizada.
Márcio Viana
MILAGRES ACONTECEM
Se é verdade que o isolamento trouxe algumas coisas novas em termos de lançamentos e gravações com recursos mínimos, também é verdade que a quarentena também interrompeu alguns trabalhos. O músico paulista Jair Naves vinha trabalhando no que viria a ser o sucessor de seu ótimo Rente, de 2019, presente na minha lista de melhores do ano. A necessidade de parar fez com que o cantor repensasse a forma como terminaria e lançaria o álbum, mas a boa surpresa foi a constatação de que veríamos ao menos os primeiros instantes desse projeto, já que havia uma música completa, chamada Irrompe (É Quase um Milagre que você exista), que inicia e é permeada por um arranjo muito moderno, com o baixo se sobressaindo.
Passei o final de semana ouvindo esse som. Aprecio bastante as atonalidades vocais de Jair, traço muito presente em suas produções.
O próprio Jair Naves falou sobre o single:
“‘Irrompe (é quase um milagre que você exista)’, o novo single a ser lançado nas próximas horas, foi a única música a ser finalizada durante a primeira parte das sessões para o disco novo, antes de interrompermos o trabalho por conta do distanciamento imposto pela pandemia.
Em vez de esperar finalizarmos o restante do repertório para divulgarmos qualquer uma das canções, achei que faria sentido divulgar essa agora, mesmo não sendo o melhor momento em termos estratégicos, mercadológicos ou seja lá qual for o termo que você ache mais adequado.
Embora tenham sido escritos quando o planeta ainda vivia a sua antiga normalidade, os versos dessa música ainda fazem sentido no contexto. Talvez até mais do que quando foram gravados. Entre as muitas leituras possíveis, gosto de pensar que “Irrompe” fala não só sobre uma brutalidade coletiva irracional que surge aparentemente do nada e foge de qualquer controle, mas também sobre quem ou o que nos serve de abrigo quando tudo parece ter ficado difícil demais.
Sou a pior pessoa do mundo para interpretar minhas próprias letras, mas acho que é por aí. E realmente torço para que traga um mínimo de conforto ou alívio a algum de vocês nesses tempos tão loucos. Pelo menos para mim, é o efeito que essa música tem tido nas últimas semanas”.
Ouça o novo single de Jair Naves aqui
Brunno Lopez
PES 2020
É possível que a reclusão tenha feito muitas pessoas aumentarem seu tempo dedicado ao entretenimento com games. Este não é necessariamente o meu caso, porém, opções de jogos free costumam ser atraentes e foi com essa oferta de ocasião que baixei a versão do Pro Evolution Soccer Lite, versão 2020.
Um futebolzinho pra relaxar, alguém pode dizer.
De fato. Mas quem conhece a franquia (assim como o FIFA) já deve saber que, de uns bons anos pra cá, existem trilhas sonoras enquanto estamos organizando os times, fazendo contratações ou simplesmente ajustando os níveis de dificuldade.
A curadoria de músicas quase nunca decepciona e dessa vez encontrei ótimas canções. Os estilos são variados, mas logo de cara já fiquei fã de um hit que entrou para as minhas favs automaticamente.
A track “When I’m With Him’, da cantora Lorely Rodrigues – conhecida popularmente por Empress Of – já é uma surpresa pop com muita personalidade. Faixa agradável e viciante.
Existe uma playlist com todas os outros artistas, dos quais eu gostei bastante de uns 4 ou 5, mas deixarei apenas o vídeo desse som que humildemente indiquei. Porém, recomendo que ouçam as outras também, tenho quase certeza que muitos serão agradáveis.
É isso pessoal! Espero que tenham gostado dos nossos comentários e dicas.
Abraços do nosso time!
Bruno Leo Ribeiro, Vinicius Cabral, Brunno Lopez e Márcio Viana