27 de setembro de 2021
Bom dia, boa tarde e boa noite queridos leitores / ouvintes do Silêncio no Estúdio. Na newsletter desta semana, nosso time destaca as principais notícias, curiosidades, acontecimentos relevantes e/ou inusitados do mundo da música ou, simplesmente, alguma curiosidade ou indicação. Claro que, cada um à sua maneira, e abordando sempre o universo musical de sua predileção.
NOTÍCIAS & VARIEDADES
Por Bruno Leo Ribeiro
“MELHORES MÚSICAS DE TODOS OS TEMPOS”
De tempos em tempos a Rolling Stone atualiza as suas duas maiores listas. A de 500 melhores discos de todos os tempos e a de melhores músicas de todos os tempos.
Eles falam que existe uma fórmula matemática que calcula uma média e coloca na ordem somando os votos de centenas de artistas, críticos, pessoal da indústria e jornalistas.
Há algumas semanas eles atualizaram a lista de melhores músicas de todos os tempos e apesar de ter escolhas óbvias e certeiras, tem umas inconsistências enormes e a falta de gêneros como Metal e música eletrônica.
Depois das primeiras 5 músicas da lista (ainda com ressalvas), parece que a ordem foi feita de um jeito aleatório e por sorteio. Não dá pra aceitar que Dancing On My Own da Robyn esteja no Top 20 na frente de músicas como Born to Run do Bruce Springsteen e Satisfaction dos Rolling Stones.
Essa fórmula da revista tá com tilt e precisava de um debate entre os votantes pra chegar num top 50 pelo menos honesto. Eu achei muita coisa fora, e você?
Confira aqui a Playlist com as 500 Mais da Rolling Stone
Por Vinícius Cabral
AS “MAJOR LEAGUES” ARGENTINAS SÃO … MENORES
Eu acho impressionante, e totalmente revigorante pra dizer a verdade, que o rock argentino se mantenha vivo tão ligado a uma espécie de lo-fi indie. É o caso de uma das maiores bandas do país hoje, Él Mató a Un Policía Motorizado (pegando carona na dica do Márcio de semanas atrás), mas é também o caso de Las Ligas Menores, banda parceira do mesmo selo independente Laptra. Em Las Ligas Menores na verdade essa sonoridade fica mais evidente (talvez como nos álbuns mais antigos da Él Mató), evocando bandas clássicas como Yo La Tengo, Pavement ou Guided By Voices.
A banda, liderada pela vocalista, guitarrista e compositora Anabella Cartolano é um alento indie incontestável. Apesar de só ter dois álbuns cheios de estúdio (Las Ligas Menores, de 2014 e Fuego Artificial, de 2018), Las Ligas Menores já rompeu algumas barreiras, chegando a tocar no festival Coachella em 2017, em uma apresentação espetacular. Mas é claro, como é de praxe no Brasil, que parece não fazer parte da América Latina, não temos ainda muitas notícias sobre essa sensacional e revigorante banda. Que tal começarmos a reverter essa situação, com o single Peces en El Mar, do disco mais recente da banda? É uma bela porta de entrada para a curta, porém impactante obra do grupo argentino.
Em tempo: dias depois de escrever esse texto, nosso Márcio chamou atenção para performance recente da banda na rádio internacional (e super importante), KEXP. Foi uma performance impecável. E quem costuma acompanhar o lineup dos shows da KEXP sabe que tocar por lá não é pra qualquer um não.
Assista a performance na KEXP aqui
Por Márcio Viana
LOVE LEE RITA
Aproximadamente após um ano e meio de minha última visita ao Museu da Imagem do Som em São Paulo, poucos dias antes de todos nós entrarmos em isolamento por conta da pandemia, quando fui ver a exposição do fotógrafo Bob Gruen com imagens de John Lennon e Yoko Ono, voltei ao local, desta vez equipado com uma boa máscara PFF-2, para acompanhar a estreia da exposição Rock Exhibition Rita Lee, com curadoria do filho da cantora, João Lee, e que reúne diversos objetos de seu acervo, entre documentos, instrumentos musicais e roupas, que na exposição vestem diversos manequins inspirados na cantora e nas fases de sua carreira. A exposição traz conteúdo em QR Code possível de ser lido pelo celular, em que a própria artista conduz o visitante ao longo dos dois andares de itens expostos.
Assim como várias outras exposições que já ocorreram no MIS, além dos itens estáticos, há vídeos e áudios sendo tocados o tempo todo, proporcionando uma experiência visual e sonora pelo tempo de visita à exposição.
Não deixa de ser mencionado o enfrentamento que a artista teve que vivenciar em relação à censura, bem como a prisão absurda da qual foi vítima, sob a alegação de porte de drogas, estando grávida de seu primeiro filho, o também músico Beto Lee.
As informações sobre a exposição e a venda de ingresso podem ser obtidas no site do MIS-SP.
Aqui no Silêncio no Estúdio, o Vinícius Cabral já fez um Raio-X sobre o icônico álbum Fruto Proibido, e se você não ouviu, convido-o a clicar no link e conferir.
Outra novidade é um single novo de Rita Lee & Roberto de Carvalho, o single Change, cantado em francês e inglês, com levada dançante, produzida por Gui Boratto.
Ouça Change, de Rita Lee & Roberto de Carvalho
Ouça o Raio-X do Silêncio No Estúdio sobre o álbum Fruto Proibido
Por Brunno Lopez
MANÁ ICON
O rock do México tremula sob a bandeira do Maná há mais de 35 anos. E pra celebrar toda essa história, a banda recebeu a premiação de “Ícone Billboard” durante a Premiação de Música Latina 2021.
E mais do que toda a consagração desses anos na estrada, ultrapassando o número de 50 hits em primeiro lugar nos charts e aproximadamente 40 milhões de discos vendidos no mundo, eles seguem produtivos e lançaram um novo single que revisita canções clássicas de seu repertório.
E o primeiro registro é primoroso, trazendo a música “El Reloj Cucú” numa interpretação emocionante do grupo juntamente com uma estrela com enorme potencial que surge na cena musical latina: Mabel, de apenas 12 anos.
Tanto a faixa quanto o clipe merecem a atenção, pois trazem uma reflexão importante sobre a forma que lidamos com o tempo e a relação com as pessoas, além de abordar também todas as mães solo.
Impressionante como eles ainda conseguem seguir sendo relevantes e indispensáveis.
É isso pessoal! Espero que tenham gostado dos nossos comentários e dicas.
Abraços do nosso time!
Bruno Leo Ribeiro, Vinicius Cabral, Brunno Lopez e Márcio Viana