Episódio #120 – O Rock Progressivo Brasileiro (Feat. Bruno Ascari)

A gente já disse aqui no podcast algumas vezes que o senso comum de que anos anos 80 foram a década do rock brasileiro talvez não seja tão bem fundamentado assim. Claro que em termos comerciais é difícil negar a afirmação, mas em termos criativos e “fundadores”, por assim dizer, é preciso olhar com cuidado pra década anterior. Os anos 70 foram um momento de extrema efervescência, criação e invenção para o rock brasileiro. O rock progressivo tomou a dianteira, e talvez tenha formado as bases para muito o que foi se popularizar depois. Se não foi propriamente uma “cena”, foi uma linguagem que adaptamos de uma forma muito sensacional pra adquirir traços brasileiros mesmo. Muitos dos instrumentistas, compositores e arranjadores mais importantes da história da nossa música recente (como Wagner Tiso, Rodrix, Flávio Venturini, Jaques Morelembaum, entre muitos outros) vieram desse contexto. Hoje é dia de mergulhar um pouco no universo do Rock Progressivo no Brasil.

Nesse episódio, o Vinícius Cabral recebe o pesquisador e Youtuber do incrível canal “Som de Peso”, Bruno Ascari, e falam as principais características, bandas, discografias e, claro, como o Rock Progressivo se adaptou no Brasil e ajudou a construir a “cama” do Rock Brasileiro dos anos 70 em diante. Ouça, divirta-se e compartilhe :).


A gente já disse aqui no podcast algumas vezes que o senso comum de que anos anos 80 foram a década do rock brasileiro talvez não seja tão bem fundamentado assim. Claro que em termos comerciais é difícil negar a afirmação, mas em termos criativos e “fundadores”, por assim dizer, é preciso olhar com cuidado pra década anterior.


Siga o Canal Som de Peso do Bruno Ascari: https://www.youtube.com/channel/UC5cx71NgsfQoCm4woyIekPA

Links úteis:

Vídeo do Som de Peso: https://youtu.be/xmxkz-eSWgI

Documentário “Rock Progressivo brasileiro”: https://youtu.be/y0SOhQCnnCM